domingo, 29 de janeiro de 2012

Martim Pescador

Muito comum em margens dos rios, o martim-pescador permanece à espera de que lhe passem a seu alcance os pequenos peixes que captura em mergulhos certeiros, com o bico pontiagudo.
Martim-pescador é uma ave da família dos alcedinídeos que ocorre do México à Terra do Fogo. Além de peixes, come insetos como abelhas, vespas e formigas aladas. Vive aos casais, revezando-se o macho e a fêmea na escavação de tortuosas galerias, de um metro de extensão, nos barrancos dos rios, onde nidificam. Seus dedos dianteiros, unidos na base, prestam-se à perfeição para isso. A fêmea põe de dois a quatro ovos. O tempo médio de incubação, apurado no caso do martim-pescador-pequeno, é de 22 dias.
O martim-pescador-grande (Ceryle ou Megaceryle torquata) mede 42cm e às vezes apresenta matizes encarnados. O martim-pescador-verde ou ariramba-verde (Chloroceryle amazona), de 29,5cm, tem as partes superiores verde-metálicas e as inferiores brancas (amareladas na fêmea).
Semelhante nas cores é a espécie mais comum, o martim-pescador-pequeno (C. americana), de 19cm, de um verde mais escuro nas partes superiores, em contraste com uma faixa branca e sedosa que liga a base do bico à nuca. O martim-pescador-da-mata ou martim-pescador-pintado (C. inda), de 22cm, vive em áreas recolhidas, à beira de córregos em matas fechadas: tem as partes inferiores cor de ferrugem, a fêmea com uma faixa peitoral mesclada de branco e preto. O martim-pescador-anão ou arirambinha (C. aenea), de 12,5cm, é uma miniatura do martim-pescador-da-mata, mas com o centro da barriga branco.


ESPÉCIES QUE OCORREM NO BRASIL

  • Martim-pescador-grande, matraca
  • Martim-pescador-verde
  • Chloroceryle americana
  • Martin-pescador-pequeno
  • Martin-pescador-da-mata
  • Kingfisher
  • Martim-pescador-anão 
  • Ararimbinha ou Bico de agulha





Martim-pescador-grande (Ceryle torquata








martim-pescador-grande (Ceryle torquata) é uma espécie de martim-pescador natural da região do México até a chamada Terra do Fogo, no extremo sul da América. Tais aves chegam a medir até 42 centímetros de comprimento, possuindo a cabeça e dorso cinza-azulados, nuca e garganta brancas, partes inferiores castanhas. Também são conhecidas pelos nomes de ariramba-grandecaracaxácracaxámartim-cachámartim-cachaçamartim-grande e matraca.




Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona)













Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) é uma espécie de martim-pescador presente do México à Argentina. Tais aves medem cerca de 29,5 cm de comprimento e se alimentam de peixes e invertebrads aquáticos. Por vezes vezes defecam na água para atrair peixes, que são pescados num mergulho rápido e direto, bantendo-os contra galhos para atordoá-los antes de engolir. O casal constrói o ninho em barrancos no rio, escavando um buraco profundo, onde a femêa põe até 4 ovos, chocados por ambos. Os filhotes nascem após 22 dias, e são alimentados com peixinhos. Também são chamados de ariramba-verde e martim-gravata.



Chloroceryle 


Chloroceryle é o género de aves coraciiformes da família Cerylidae que compreende quatro espécies de martim-pescador ou guarda-rios. Eles são típicos da América Latina, sendo que apenas uma espécies ocorre nos Estados Unidos, nos sul do Texas.
Essas aves constroem seus ninhos em forma de um túnel horizontal em florestas ou manguezais.
bico longo e a cauda curta são características das aves do género Chloroceryle, assim como de todos os outros cerilídeos. Os quatro possuem as partes de cima verde. C. aenea e C. inda possuem as partes de baixo marrons, enquanto C. amazona e C. americana possuem-nas brancas, sendo que apenas os machos possuem o peito marrom.
Eles se alimentam de crustáceos e peixes, apesar de C. aenea também se alimentar de insetos capturados em vôo.



Martin-pescador-pequeno  (Chloroceryle americana)



Martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana) é uma espécie de martim-pescador presente desde o estado do Texas e do Méxicoaté o Brasil e Argentina. Tais aves chegam a medir até 19 cm de comprimento, com plumagem verde com fita nucal, garganta e partes inferiores brancas e peito ferrugíneo. Também são conhecidas pelo nome de ariramba-pequena.


Martim-pescador-da-mata (Chloroceryle inda)


Martim-pescador-da-mata (Chloroceryle inda) é uma espécie de martim-pescador presente na região da Nicarágua até a Bolívia. Tais aves chegam a medir até 22 cm de comprimento, com o dorso verde-escuro com as partes inferiores ferrugíneas. Também são conhecidas pelos nomes de ariramba-pintada e martim-pescador-pintado.


Martim-pescador-anão (Chloroceryle aenea)














Martim-pescador-anão (Chloroceryle aenea) é uma ave coraciiforme da família dos cerilídeos que habita do México à Bolívia, bem como oBrasil. Tais aves medem cerca de 12,5 cm de comprimento, com as partes superiores verdes e inferiores ferrugíneas e branco no centro da barriga. Também são conhecidas pelos nomes de arirambinhaariramba-miudinhaariramba-miudinho.


Arirambinha



Arirambinha Bico de Agulha (Rufus Tailed Jacamar) É encontrado na beira de rios e baías pousado em galhos e cipós expostos entre 1 e 4 metros de altura do chão. Utiliza sempre os mesmos poleiros como locais de espreita das presas e locais de alimentação. São territorialistas e após localizados uma vez é fácil encontrá-los novamente (respondem muito bem ao playback). Quando caçam esperam empoleirados em um galho e quando um inseto passa voando o agarra e, utilizando seu longo bico fino, bate contra o poleiro retirando as asas e a carapaça de sua presa. Se alimentam de libéluas, abelhas, borboletas e mariposas. O macho possui garganta branca enquanto a fêmea tem uma garganta parda.



Bico-de-agulha-de-rabo-vermelho




Ariramba ou bico-de-agulha-de-rabo-vermelho (Galbula ruficauda) é uma ave galbuliforme (anteriormente piciforme) da família dosgalbulídeos nativa da região do México até a Bolívia e Argentina. Tais aves chegam a medir até 22 cm de comprimento, possuindo um bico fino e longo, com o dorso e peito de coloração verde-metálica. Também são conhecidas pelos nomes de ariramba-da-mata-virgem, ariramba-de-cauda-ruiva, beija-flor-d'água, beija-flor-da-mata, beija-flor-grande, bico-de-sovela, cavadeira-verde, jacamacira, jacamarici e sovelão.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário